_promoção

_iniciativa


_um evento

 

 


Nota de Imprensa 8 Novembro 2018
Texto informativo
Programa do Festival


Texto constante da Nota de Imprensa:

FESTIVAL ARTES E CAMINHADAS DE ALPALHÃO
www.portugalwalkingfestival.com/alpalhao2018

Mais uma vez o território do Alto Alentejo assume, a liderança turística como destino privilegiado para caminheiros, mostrando uma visão de desenvolvimento centrada no Turismo de Natureza e nas Artes.

Terá lugar em Alpalhão, de 16 a 25 de Novembro de 2018 o Festival Artes e Caminhadas, numa iniciativa inédita no Alentejo com a associção destes dois motivos de interesse. O evento conta com a estreia do Percurso Pedestre “Galeria Pública de Arte Estatuária de Alpalhão”, além das caminhadas guiadas de Natureza em Belver (Gavião) e em Seda (Alter do Chão) e nove Passeios Pedestres auto-guiados, num total de doze caminhadas de natureza e arte. Os dez dias de atividades incluem três conferências ligadas à arte, um seminário de turismo com dois temas muito importantes para o Turismo de Natureza no Alentejo, três workshops de artesanato, uma exposição de escultura, uma sessão de recrutamento para técnicos de passeios pedestres, uma fam-trip com operadores turísticos nacionais e uma press-trip com jornalistas de Espanha, Alemanha e Bélgica.

A ideia original nasceu do Hotel Monte Filipe, unidade turística sediada em Alpalhão onde existe uma coleção única de Arte Estatuária, quase desconhecida do público, criada nos anos de 2001, 2003 e 2005, nas então denominadas Bienais da Pedra, onde variados escultures internacionais e canteiros locais trabalharam os famosos granitos de Alpalhão e de Gáfete, dando origem a fabulosas obras de arte distribuídas no espaço urbano. A nível dos Percursos Pedestres de Natureza, o Alto Alentejo tem vindo a afirmar a Rede Alentejo Feel Nature em variados municípios, agora enriquecida com a Rede TransAlentejo, onde em cada concelho está escolhido o melhor percurso pedestre do seu território.

Em colaboração com a SAL que dinamiza a marca Portugal Walking Festival, foi estruturado o evento que visa dinamizar este território, pondo em contacto todos os agentes locais e regionais, contando desde logo com a participação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e com o Turismo de Portugal, através da promoção no programa 365 Alentejo Ribatejo.
Segundo José Pedro Calheiros, diretor técnico do festival: “Em Alpalhão está o melhor de dois mundo complementares: a Arte e a Natureza. Caminhar pela vila de Alpalhão e descobrir cada escultura é imaginar um mundo de granito e de saberes ancestrais da arte de talhar a pedra. Remete-nos imaginariamente para os tempos pré-históricos dos monumentos megalíticos, tão prolíferos no território, ao mesmo tempo que demonstra uma modernidade que surpreende em tal local. O ponto alto é quando caminhamos entre as mamoas naturais de granito e avistamos a Arca das Almas, que escolhemos para imagem do Festival, entre a paisagems deslumbrante de verde e sépia. Foi quando visitei esse local, sozinho num final de tarde de Primavera, que percebi que Alpalhão era um destino privilegiado.”

Ainda sobre o destino de Passeios Pedestres há a realçar a importância do mercado internacional com mais de cem milhões de praticantes regulares, na Europa e América do Norte. O Alpalhão Art and Walking Festival será o motivo de publicitação expedita junto destes amantes do andar a pé, para que não só participem nas suas edições, mas passem a colocar o Alentejo na sua lista de destinos regulares de caminhadas. Nesta ação tem importância capital a intervenção das estruturas regionais e nacionais de turismo para levar mais longe esta informação contribuindo para a afirmação do Alentejo enquanto destino de preferência para o Turismo de Passeios Pedestres em Portugal.

Ver tudo em
www.portugalwalkingfestival.com/alpalhao2018
www.facebook.com/portugalwalkingfestival

Hotel Monte Filipe
António Lopes – Telf +351 245 745 044 www.facebook.com/Montefilipehotel
reservas@montefilipehotel.com www.montefilipehotel.com

SAL Sistemas de Ar Livre
José Pedro Calheiros – Telf (+351) 919 361 725 www.facebook.com/jpcalheiros
alentejo@portugalwalkingfestival.com


| Alpalhão Art and Walking Festival - Festival de Arte e Caminhadas de Alpalhão |
| Um Evento PORTUGAL WALKING FESTIVAL |
| alentejo@portugalwalkingfestival.com | Telf +351.265.227.685
|


Portugal Walking Festival ® é uma marca registada de
Sistemas de Ar Livre Lda