Tributo
Eis as opiniões que chegaram após a realização do Festival, num Tributo que se pretende manter para o futuro.

Dolores Rodrigues - Caminheira
Venho por este meio agradecer a toda a equipa o empenho demonstrado na organização do evento Festival Seia 2013 – Serra da Estrela. Com imensa pena da minha parte não assisti ao início e também ao final do programa. Bem hajam e esperamos por novas oportunidades.

Maria João Antunes - Caminheira
Queria dizer que foi um fim-de-semana fantástico! Gostei muito dos passeios pela Serra da Estrela desconhecida, tanto o de Sábado como o de ontem. O jantar de Sábado foi muito bom, com pratos regionais muito bem servidos, as histórias do Sr. Martinho, e ainda o privilégio de ter ouvido ao vivo as canções do Sinatra, sem falar no convívio habitual. O meu irmão, a Xana, a Catarina e o Buda (o primeiro cão de "montanha" a estrear-se nesta iniciativa) também vieram muito satisfeitos.

Nuno Martins – Caminheiro

Começo por dar os parabéns pela realização do Portugal Walking Festival Seia 2013 e aproveito para mais uma vez agradecer a oportunidade que me foi concedida de poder estar presente na estreia deste excelente projecto. Foi uma honra e um privilégio poder colaborar com a excelente equipa da SAL neste evento tão especial, pelas suas características e pelo pioneirismo dos passeios efectuados e espero que a minha contribuição tenha sido útil, de alguma maneira.

Gabrielle Kinkertep - Caminheira
I don’t know if we have remembered to thank you for the organization of this outstanding Portugal Walking weekend!
Look at our happy faces – they tell it all! Many, many thanks! We want more SERRA DA ESTRELA……………!

Maria Sidónio Sousa - Caminheira

Os meus parabéns a todas as entidades e individuais que estiveram envolvidos neste grande desafio. Ficará na memória de todos os que lá estiveram, de certeza! Muito bem organizado, agora há que fazer mais e mais por tantos lugares bonitos deste nosso país! O meu obrigada pelo fantástico fim de semana.

Carla Franco – Caminheira
O staff da SAL foi 5 estrelas !!! Muito obrigada pelo nosso passeio pedestre na Serra da Estrela

Ana, António e Inês Santos – Caminheiros
A nossa família apoia vivamente este tipo de iniciativas. A equipa envolvida na organização do evento está de parabéns. O acolhimento dado aos participantes, o alojamento sugerido e os jantares, foram bons. Os percursos de montanha escolhidos foram excelentes, pela beleza indiscutível das suas das paisagens. O bom tempo, apesar de muito frio, contribuiu também para o sucesso da iniciativa. Os passeios às aldeias de montanha foram positivos, pois deram a conhecer a vida dessas gentes ‘habituadas’ às agruras da montanha e do clima. Esperamos que iniciativas destas se repitam mais vezes.

Luciana Cruz e Francisco Cruz – Caminheiros
Ao adicionar a beleza da natureza, água e serra,com partilha social,camaradagem e requinte gastronómico, envolvida numa boa organização obtemos um fim de semana excelente e para recordar.

Carlos Sousa – Monitor SAL

Na manhã do dia em que fui para Seia, levei o meu filho Diogo à escola, depois de me despedir dele, chamou-me, voltou rapidamente para trás e pediu-me: “-Traz-me um bocadinho de neve ou outra coisa qualquer da Serra da Estrela…”. Disse-lhe que neve não poderia trazer, mas tentaria trazer algo. Quando cheguei a casa no domingo à noite, esperava-me acordado, perguntou o que lhe tinha trazido e eu disse-lhe: “-Na memória aquelas paisagens, nos ouvidos a água a correr e o vento, nos olhos a (pouca) neve e o gelo, além de que tudo correu pelo melhor; os jantares, as deslocações, o convívio com os caminhantes e a participação partilhada entre os membros da SAL, do CISE e do Clube de Montanhismo de Seia. -Boa pai! Um dia serei guia de passeios para ver a Serra da Estrela como tu!” Voltarei a Seia, ao CISE e à Garganta de Loriga.

Fernando Caiado – Monitor SAL
Subir ao Alto da Montanha que brilha, percepcionar o horizonte … vasto, grandioso, sublime! Percorrer o tempo e o espaço, sentir a calor das gentes, a história dos locais. Um cenário perfeito, encantado, redentor. Recordarei sempre a imensidão e o prazer dos grandes espaços.

João Caiado – Monitor SAL
A imponência da Serra da Estrela contrastando com a delicadeza da flora e das gentes, a descoberta de paladares, encontrar locais perdidos no tempo e percorrer caminhos de uma Serra diferente, verde, quente, pulsante de vida, tornaram este evento uma experiência única. A SAL está seguramente de parabéns pela iniciativa e pela forma como conseguiu concretizar o Portugal Walking Festival 2013, mobilizando caminheiros e equipa e proporcionando momentos de elevada satisfação a todos os participantes.

Luisa Coelho - Caminheira
A Descida da Garganta de Loriga, foi a minha primeira descida de montanha e a sensação que em mim gerou foi fantástica. Degrau a degrau, sentindo a inclinação da encosta, reconhecendo as alterações da vegetação e paisagem, encontrando farrapos de neve e superfícies geladas, apreciando a grandeza do granito, partilhando a natureza em estado puro, assim se foi fazendo o tempo até ao encontro do Vale de Loriga.
A organização esteve bem. Parabéns!


Miguel Camelo – Diretor do Hotel Eurosol Seia Camelo
Como referi todos os eventos que de alguma forma tragam pessoas à Serra da Estrela, neste caso particular a Seia, são sempre bem vindos.
Este festival de passeios pedestres, que espero ter sido o primeiro de muitos, poderá ter um impacto significativo na região.
Se nesta primeira edição já teve algum impacto e ajudou na ocupação das unidades hoteleiras, acredito que em próximas edições terá muito mais. Em próximas edições, pensadas e promovidas com mais tempo, numa outra época como a primavera, a adesão será certamente muito maior. Não baixem os braços e comecem desde já a promoção da segunda edição e porque não aproveitar a nossa época alta para a promover. Estamos disponíveis para colaborar no que for necessário.

Maria Laura Homem Ferreira - Casa de Santa Ana da Beira (Turismo de Habitação)
Amigos, parabéns pelo sucesso do 1º evento Portugal Walking. Esperamos se repita e que no próximo a Casa de Santa Ana da Beira possa continuar a ser unidade de alojamento parceira e ter oportunidade de passarmos o nosso tributo. Um abraço.

Alberto Martinho - Diretor Hotel Quinta do Crestelo
Foi com grande satisfação que acolhemos este evento.
Os agentes locais bem como as populações também mostraram o seu contentamento.
Disponibilizamo-nos a acolher mais eventos deste tipo para satisfação dos turistas pois foi integrador e reprodutivo a vários níveis.


Cristina Ferreira - Caminheira
Excelente fim-de semana com a habitual boa companhia da SAL. Quanto à organização do passeio, foi um prazer ter tido como guia um biólogo que além da simpatia, nos transmitiu todo o seu saber sobre a «sua» terra e conseguiu deixar-nos com uma vontade enorme de retorno. Palavras que deixo : satisfação + bem-estar + .....++++ saudade e até breve.

Lucília Teles - Caminheira
Numa frase diria que este evento foi, até ao momento, o melhor de todos os eventos realizados pela SAL, não só pela paisagem envolvida, como as caminhadas efectuadas, a estadia e a gastronomia. Fomos muito bem recebidos na Quinto do Crestelo. Um evento para não esquecer. Espero esta mensagem, em conjunto com outras, sirva de incentivo para que a SAL não fique por aqui neste tipo de eventos.

Maria Jorge de Almeida - Caminheira
Não preciso dizer muito para fazer jus à vossa iniciativa. Basta-me dizer que:
1 – Um contributo importante para o desenvolvimento, divulgação e animação destas aldeias.
2 – Os passeios, a estadia e os produtos da região foram bem planeados estruturados e divulgados.
3 – Acho que é uma aposta que merece continuidade.
Obrigada pelo bom ambiente que se gerou e ao Sol que nos acompanhou.

João Gonçalves - Caminheiro
Foi um dia fantástico, apesar de sermos de perto, da Guarda, pai e filho fomos descobrir uma nova Serra, uma Serra mais verde, igualmente bonita e fantástica e conhecemos uma aldeia linda, uma verdadeira Aldeia Natal - Cabeça. Obrigado.

Marisa Gouveia - Caminheira
Foram dois dias muito bem passados, em que estiveram reunidos vários elementos que dão realmente significado à vida: contacto com a natureza, contacto com tradições locais, convívio, boa disposição, boa gastronomia, excelente acolhimento, conhecimento...Enfim, para repetir e repetir...Adorei, foram dois dias absolutamente fantásticos!

Catarina Varges - Caminheira
Em Seia passamos
Um fim de semana bem gelado
Mas em boa companhia
E com um jantar bem regado.

Caminhamos a valer
E fugimos da confusão
Esquecemos o trabalho
E passamos à diversão.

Sabemos que passear com a SAL
É sucesso garantido
Tudo bem organizado
E sempre muito divertido.

E caro amigo José Pedro,
Não pares de nos surpreender
Organiza mais eventos destes
E não deixaremos de aparecer!

Em resumo este Festival
Foi cheio de coisas boas
Experiencias, paisagens e gastronomia
E especialmente boas pessoas!

Zélia e Ernesto - Caminheiros
Serra de 1 estrela
.
Organização, beleza e convívio de 5 estrelas.

Victor Baeza - Caminheiro
Mi viaje a Sierra de Estrela (Serra da Estrela):
Como venezolano esta ha sido una de las experiencias más reciente que he vivido estando en Portugal; por la cual este viaje me ha dejado muy satisfecho, desde la llegada, la atención por parte de los monitores y de todo el equipo de SAL. El lugar donde nos hemos quedado, ha sido magnífico, un sitío turísco con comidas hechas en casa y personas muy amables; algo que debo otorgale mis agredecimientos. El día 23 de Noviembre partimos a la Garganta de Loriga, simplemente fue fanstástico, mi primera impresión fue lo bien organizado que estaba el equipo de SAL, no hubo ese tipo de malas pasadas ni de complicaciones, tuvimos también un guía turístico muy bien coordinado y principalmente muy explicativo respecto a la flora terrestre. Tuvimos muchos lugares en la cual hicimos fotografías maravillosas, el paisaje fue increíble, todo el esfuerzo que cada uno de los participantes hizo valió la pena. Respecto al último día que estuve compartiendo con el grupo y el equipo de SAL, fue muy bien hecho, nuestro organizador José Pedro Calheiros, nos preparó una grata sorpresa en un inmenso salón (madre mía!) sin duda, después de un día muy agotador, absolutamente todos, teniamos bien merecido esa cena. Nuevamente doy las gracias al equipo de SAL por la organización, y el manejo profesional, también agradecido de haber vivido está experiencia, declaro que volveré a embarcarme nuevamente en un viaje junto a SAL, sin más que decir.

...

esperamos o seu Tributo

NA ROTA DAS ALDEIAS DE MONTANHA
| Festival Internacional de Passeios Pedestres | Portugal Walking Festival SEIA 2013 |
| seia@portugalwalkingfestival.com | Telf +351.265.227.685
|


Portugal Walking Festival ® é uma marca registada de
Sistemas de Ar Livre Lda